ja_mageia

Click on the slide!

CIPEG

Centro de Informações da Produção de Petróleo e Gás

Centro de Informações da Produção de Petróleo e Gás  

Mais...
Click on the slide!

Downloads

Serviço CIPEG

Central de Downloads  

Mais...
Click on the slide!

Mapa CIPEG

Serviço CIPEG

Ferramenta para obter informações através da visualização de um mapa temáticos das informações de P&G do Estado do Rio de…

Mais...
Frontpage Slideshow (version 1.7.2) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
Entrevista NICOMEX - Francisco Dourado PDF Imprimir E-mail
Qui, 19 de Fevereiro de 2009 00:00
O entrevistado dessa semana é Francisco Dourado, diretor de Geologia do DRM-RJ

1x Quais são os objetivos do Departamento de Recursos Minerais como agencia fomentadora do desenvolvimento na economia fluminense?



 

 

 

 

 

 

O DRM tem como objetivo na área de mineração, incentivar a produção mineral no estado. A produção mineral no estado do Rio de Janeiro é relativamente pequena, mas ele emprega um grande numero de pessoas, sendo muito importante socialmente. A principal produção mineral do estado, tirando o petróleo, é a produção de rochas minerais, rochas ornamentais e a produção de insumos para a construção civil. Esses insumos são: argila, para fazer tijolos e telhas, areia, brita e cimento.

2x O DRM–RJ trata questões de geologia e hidrogeologia. Como o Senhor vê a profissão do geólogo nos dias de hoje e com a descoberta do pré–sal?

A profissão de geólogo permeia várias atividades humanas. Quando se pensa em uma caneta que é feita de plástico, e plástico é feito de petróleo, ou os talheres e o prato, na hora do almoço, também possui, de alguma forma, uma ligação com geologia. Porque o petróleo, a cerâmica ou o metal, provavelmente em alguma fase da produção, precisou de um geólogo para encontrar a matéria-prima para fazer esses bens. Além disso, com a “explosão” do preço do petróleo, a função exercida pelo geólogo está focada, por ser o principal profissional na prospecção do petróleo.

3x Fale um pouco do Premio Geologia promovido pelo DRM–RJ.

É uma premiação distribuída pelo Centro Geológico do Estado, o DRM, que premia os principais trabalhos feitos no estado sobre geologia, hidrogeologia, ou qualquer trabalho associado a alguma dessas áreas. Existem níveis de premiação, um deles é para profissionais formados e outro para acadêmicos. Esse ano o Prêmio Geologia foi feito em parceria com a Alerj, que disponibilizou o auditório para a distribuição dos prêmios, e a Petrobras, que entrou como patrocinadora, doando notebooks para a premiação.

4x O projeto caminhos geológicos é um trabalho de popularização do conhecimento científico. Fale um pouco mais sobre ele.

É um projeto que tem sido desenvolvido pelo DRM desde 2000, e têm como objetivo apresentar para às pessoas temas relacionados à Geologia ou a Geociências que estão no nosso dia a dia, por exemplo: a origem do Pão-de-açúcar. Lá existe uma placa sinalizadora que conta, de forma popular, a história da formação Pão-de-açúcar, para que todos possam entender.

5x Quais são os projetos do DRM para 2009?

Ligado à área de petróleo, o nosso principal projeto é a ativação do laboratório de análise e descrição de testemunhos de sondagem e amostra de calhas. É um laboratório com aproximadamente 400 m2 com bancadas, microscópio, lupa cujo objetivo é fazer analise dos testemunhos de sondagem e as amostras de calhas provenientes da Bacia de Campos. Um outro projeto que será desenvolvido em 2009 no DRM é a questão da área de risco. Temos vistos problemas de deslizamentos, até com mortes, na região serrana do estado. Assim como o grupo que estuda petróleo, queremos criar um grupo dentro do DRM que faca mapeamentos e estude as áreas de risco.

Última atualização em Qua, 09 de Setembro de 2009 15:46
 

Destaque Downloads

Sistema de Informações de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural do Estado do Rio de Janeiro

Mapa CIPEG Julho/2014 

------------------------------------
Boletim Informativo CIPEG 

Boletim Informativo do 1º Quadrimestre de 2016

------------------------------------
Mapa CIPEG

Blocos de produção, campos e linhas de limite para divisão de royaltie.
------------------------------------------
Distribuição de Royalties no litoral brasileiro

Método das linhas proporcionais, o estudo de caso do Rio de Janeiro
-----------------------------------------
Os Vinte maiores poços em produção